Os dados oficiais do emprego no Brasil, divulgados no último final de semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram saldo positivo na contratação de empregados com carteira assinada, o que também inclui aqueles referentes a Mairiporã.
Em análise pormenorizada sobre os números, verifica-se que a cidade interrompeu justamente em dezembro a alta dos meses de setembro, outubro e novembro. O montante foi expressivo e preocupante, com 153 trabalhadores demitidos.
Mesmo com viés de alta (apenas em um mês o saldo foi negativo), o que comprova a trajetória ascendente no município, é preciso refletir sobre o resultado como um todo, que poderia ter sido mais robusto, ou seja, se mantivesse o ritmo dos meses anteriores poderia ultrapassar a marca de 600 novas contratações.
Mairiporã, desde 2021, é um dos municípios paulistas que têm menos entraves burocráticos, depois de adotar políticas de incentivo que agilizam a atração de empreendimentos. Ainda assim, não conseguiu melhorar significativamente a criação de vagas nos cinco principais setores da economia local.
Analistas apontam que a cidade, depois do desenvolvimento observado nos últimos quatro anos, tem tudo para melhorar os números de empregos com carteira assinada, o que impactaria positivamente na sua economia.
O saldo negativo de dezembro, é bom frisar, aponta que há desafios a serem enfrentados, principalmente nos dois setores que mais empregam, Serviços e Indústria. Porém, não tira o brilho do avanço observado ao longo do ano. Mais incentivos por parte do Poder Público, pode fazer com que Mairiporã seja referência na geração de postos de trabalho qualificado.
A expectativa, embora a economia não dê razões para isso, é grande em relação ao crescimento do mercado de trabalho. Mais investimentos atraem novas empresas e ampliam a oferta de vagas.
Mas ressalte-se que os números do ano passado poderiam ter sido melhores, mas patinaram justamente no último mês.