Pesquisa indica que comércio fecha o ano com saldo positivo

A CHEGADA do Natal é vista como oportunidade para comerciantes fecharem o ano com saldo positivo. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, mesmo num momento de incerteza e orçamento apertado, 77% dos consumidores não pretendem abrir mão dos presentes, o que pode representar a movimentação de R$ 60 bilhões na economia nacional. Para aproveitar o momento, lojistas devem apostar em ações específicas para impulsionar as vendas.
Em razão do tíquete de investimento mais restrito, a concorrência se torna mais acirrada. Por isso, entender as expectativas do consumidor faz toda a diferença na hora de ganhar a atenção de quem está procurando um presente. Análise do Sebrae aponta que para impulsionar as vendas e fidelizar clientes é preciso atenção com os detalhes, como montar fachadas atrativas e vitrines sempre diversificadas, cuidado especial com embalagens e utilizar estratégias como degustação ou teste.
Expor produtos em promoção de forma visível pode atrair clientes, mas é fundamental que os produtos expostos estejam etiquetados e com preços visíveis. Outra dica é manter as redes sociais atualizadas, com novos itens e promoções, e deixar os produtos organizados por categoria, faixa etária, cor e tamanho. No caso das vendas online, a dica enfatiza que é importante fazer promoções com produtos de muita procura para que agreguem compra de outras mercadorias, mas ter cuidado com o prazo de entregas, evitando que a mercadoria chegue depois do Natal.