Perspectiva de uma Mairiporã Sustentável!

No horizonte de Mairiporã encaminha-se um futuro melhor diante da gestão Aladim, com iniciativas inovadoras na administração da cidade, enfrentando os desafios, que não são poucos, com determinação e eficácia, ou seja, realizando. Se a gestão mantiver esse ritmo, a possibilidade de nos tornarmos uma cidade sustentável será inevitável!

A ONU estabeleceu que entre 2021 e 2030 será um “período de ação necessário para o estabelecimento de cidades sustentáveis para um futuro mais igualitário, inclusivo e sustentável.

Algumas etapas precisarão ser superadas, por exemplo, aprimorar a utilização da tecnologia da informação e comunicação – TIC – melhorando a sua eficiência operacional, possibilitando facilitar as informações à população, com melhor qualidade dos serviços e o bem-estar aos mairiporanenses – equilibrando desenvolvimento econômico e social. O prefeito anunciou a implantação de 5G, a quinta geração das redes móveis, em nossa cidade!

As Cidades Sustentáveis estabelecem ações de políticas públicas eficientes e com efetividades, visando também a preservação do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida de sua coletividade. Essas cidades dependem, então, de uma boa administração com planejamento muito bem elaborado e voltado ao compromisso com as novas gerações e mais, elas nunca inviabilizam os recursos para o futuro, segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.

Elas visam equilibrar três objetivos: a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a vitalidade cultural e sua implantação necessita de determinação, consistência e pulso firme da gestão municipal para asseverar tais condições.

Considera-se uma cidade sustentável aquela que atende adequadamente e reaproveita os resíduos sólidos; oferta água de qualidade sem esgotar mananciais; reaproveita água de chuva; busca fontes de energias renováveis; possibilita opções de cultura e lazer e, também, oferta transporte alternativo e de qualidade para a população.

Deve garantir o acesso de todos à habitação segura e acessível; acesso aos serviços básicos para toda a população, além de proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e com deficiência.

Um bom exemplo de ação com sustentabilidade está no modelo de coleta de lixo. A melhor solução é a reciclagem, o que depende da correta separação dos resíduos pela população para reaproveitar num local destinado para a reciclagem, gerando emprego e renda.

Consigo entrever no futuro de Mairiporã sua sustentabilidade e, ao continuar com trabalho sério, inevitavelmente, atingirá o resultado certo!

 

 

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.