Perdas de água na Grande SP é de 27,6%, segundo dados da Sabesp

Dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mostram que na área atendida na Região Metropolitana de São Paulo o índice de perdas totais de água é de 27,6%, com referência ao ano de 2021. No mesmo período, a média nacional é de 40,1%, segundo números oficiais.

Na região metropolitana, do índice total, 18,1 pontos percentuais são os vazamentos na rede, situação, por exemplo, semelhante à do Reino Unido. As demais perdas comerciais decorrem da submedição dos hidrômetros (pequeno consumo que a precisão do equipamento não permite aferir) e de fraudes, segundo a Sabesp. Como forma de reduzir os índices de perdas de água, a Sabesp criou em 2009 o programa corporativo de Redução de Perdas, que atua na substituição de redes e troca de ramais e hidrômetros.

O investimento nos dois últimos anos foi bilionário, que envolve a inspeção das tubulações para identificar vazamentos e fraudes e no aumento da eficiência operacional do sistema. Esta atuação refletiu-se na queda do índice de perdas totais em sua área atendida no Estado de São Paulo.

De acordo com as informações da Sabesp, em 2004 eram 41% e, hoje, quase 28%. “Foram investidos no programa R$ 1 bilhão em 2020 e R$ 1 bilhão em 2021. A Sabesp atende 375 dos 645 municípios do Estado de São Paulo”, informou a assessoria da Sabesp. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)