Percentual de isolamento dos mairiporanenses começa a cair

DESDE que o Governo do Estado passou a divulgar, através do Sistema  de Monitoramento Inteligente de São Paulo (SIMI), com parceria das empresas de telefonia móvel Claro, Vivo, Tim e Oi, que registram a movimentação diária das pessoas no Estado, Mairiporã figura entre as 20 cidades com melhor desempenho, ou seja, com maior volume de isolamento social. Na última semana aparece na lista dos 10 primeiros lugares.

De acordo com o SIMI, Mairiporã oscila entre 53% e 56% de pessoas que permanecem em suas casas. É o melhor desempenho da região, acompanhada apenas por Cajamar, com 55%, que ocupa a 16ª posição. Embora tenha deixado a lista das 20 melhores, Caieiras registra 53%, Franco da Rocha se posicionou abaixo da média estipualada e tem agora 49% e Francisco Morato passou a ter 51%.

Movimentação – Pela primeira vez, desde o início da medição, Mairiporã caiu abaixo de 50% em dois dias consecutivos esta semana (quarta e quinta), com índice de 49%. A mudança se registra também em todas as outras cidades da região.

As sextas-feiras são os dias em que há maior o número de veículos em circulação e também de pessoas, que são atendidas por parte do comércio que passou a atender a clientela nas portas, sem necessidade de ingresso no interior dos prédios.

Supermercados, agências bancárias e casas lotéricas tem expediente normal e por isso mesmo concentram filas durante todos os dias da semana.

O maior pico de isolamento foi no dia 19 de abril, um domingo, quando 68% dos moradores evitaram sair às ruas. O menor ocorreu no dia 21 de maio, quarta-feira, com 49% ainda respeitando a quarentena.