Pela primeira vez na história, região tem duas prefeitas

Prefeita de Cajamar
Prefeita de Francisco Morato

DOS cinco prefeitos eleitos na região, três são homens (60%) e duas são mulheres. Quatro têm formação universitária, dois estão na faixa dos 30 anos e o mais velho é o prefeito de Mairiporã. Três nasceram no próprio município e três foram reconduzidos ao cargo (o de Mairiporã pela terceira vez, após intervalo de quatro anos).

O levantamento realizado pelo Correio usou como base as informações contidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TES) durante a campanha de 2016. Ainda de acordo com os dados, é a primeira vez que a região tem duas prefeitas.

Perfis – O prefeito de Mairiporã é casado, tem 68 anos, ensino médio, declarou ser comerciante e nasceu no município. Ocupa o cargo pela terceira vez.

Em Caieiras, o novo prefeito foi vice nas duas gestões anteriores, tem 55 anos, casado, ensino superior e se declarou empresário. Em Franco da Rocha o prefeito Francisco Daniel Celeguim de Morais (Kiko) foi reeleito, tem 33 anos, superior completo e nasceu em São Paulo. É casado e é filho e neto de prefeitos que governaram a cidade.

Prefeitas – As duas mulheres governam Cajamar e Francisco Morato. Em Cajamar Ana Paula Polotto Ribas de Andrade foi reeleita, tem 53 anos, é casada, nascida em São José do Rio Preto, ensino superior e é filha de ex-prefeito da cidade. A prefeita eleita de Francisco Morato, Renata Torres de Sena, é funcionária pública municipal, tem 39 anos, divorciada, e nasceu na cidade que agora governa.

Mesmo com a proibição do financiamento de empresas a candidatos e partidos, muito pouco mudou nas últimas eleições. Os homens seguem sendo maioria, poucas mulheres foram eleitas para comandar o Executivo e um número ainda menor terá assento no Legislativo.

Na região, no entanto, a novidade dentre as cinco cidades é que duas são governadas por mulheres, o que corresponde a 40% do total.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *