Jornais impressos têm mais credibilidade

A PESQUISA ‘Empresa Brasileira de Mídia’, divulgada no último final de semana,  encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República ao Ibope, aponta que os jornais impressos continuam como líderes no ranking de confiança dos brasileiros, como meio de comunicação. O percentual dos entrevistados que disseram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais é de 59%. Rádio e televisão têm 57% e 54%, respectivamente.

De acordo com os números, os entrevistados se disseram mais desconfiados quando as informações são de sites, blogs e redes sociais. Em relação aos sites, 62% disseram confiar poucas vezes no que foi publicado. O índice é de 63% quando a plataforma é rede social e de 54% em relação a blogs.

A pesquisa também aponta que o tempo de leitura médio dos jornais impressos é de uma 1 hora e 10 minutos e, normalmente, assim como ocorre com as revistas, eles são comprados em banca, preferencialmente ao longo da semana ou em pontos comerciais, quando a distribuição é gratuita.

TV – A televisão é o meio de comunicação mais acessado. Pouco mais de três quartos dos entrevistados veem televisão todos os dias. As emissoras da TV aberta são as mais assistidas, principalmente a Rede Globo.

Em relação a rádios, aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam ouvi-lo, sendo que quase a metade todos os dias. Não foi identificada a emissora de rádio de maior preferência.

Uso de mídia – A pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência teve como objetivo conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as características de seus hábitos de uso de mídia. Os dados publicados são referentes a agosto do ano passado. A pesquisa teve um total de 15.050 entrevistas, em todo o País.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *