Partidos de Mairiporã perderam 273 filiados em apenas um ano

O número de eleitores filiados a partidos políticos em Mairiporã ficou menor, passados doze meses das eleições que elegeram prefeito e vereadores. Segundo a reportagem do Correio, que realizou levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos a metade das legendas ficaram menores, e as que registram ganho não ajudaram a evitar a desidratação.

Em outubro do ano passado Mairiporã tinha 7 mil eleitores filiados a 31 partidos políticos, e agora eles somam 6.763, ou seja, 237 pediram desfiliação.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) ainda segue como o partido com maior número de filiados na cidade, mas curiosamente não consegue formar bancada na Câmara de Vereadores. Em relação ao pleito majoritário, não lança candidatos há mais de 20 anos. Os filiados emedebistas hoje são 1.498 e eram 1.553 no ano passado.

A segunda colocação é do PTB, com 573 membros, enquanto em outubro de 2020 somaram 585. O PP vem a seguir com 519 e o PSDB tem 513.

A desidratação mais acentuada se deu no PSL, que no ano passado tinha 219 filiados, e este ano apenas 30, queda que deve ter sido influenciada pela saída do presidente Bolsonaro da sigla.

O recém-criado UP (Unidade Popular) tem 1 filiado no município, assim como o PCO. (Cláudio Cipriani/CJ)