Parabéns Terra Preta!

No município de Mairiporã a Terra Preta se tornou distrito a partir da lei promulgada pelo então prefeito Luiz Salomão Chamma, em 29 de abril de 1991, anteriormente denominado pelos bandeirantes como Bom Jesus da Pedra Fria e, depois, passou a ser chamado Bom Jesus da Terra Preta, por ter um solo de cor preta. Hoje, é conhecida como distrito industrial pela predominância da indústria em sua economia.

Em 4 de maio de 1812, foi inaugurada a primeira igreja matriz do distrito, demolida em 2014 e, posteriormente, reconstruída a igreja Bom Jesus da Pedra Fria. Em 1929, houve a inauguração da primeira escola pública estadual no distrito.

Em dezembro de 1996 a LDBEN-Lei de Diretrizes e Base da Ensino Nacional estabeleceu que o acesso ao ensino fundamental é um direito público subjetivo e os estados e municípios, em formas de colaboração, ficaram com a responsabilidade de ofertar o ensino fundamental.

Em 1997 já havia uma unidade escolar apoiada pela prefeitura de Mairiporã, hoje a Creche Municipal Ermelinda Rampini da Silva.

Assumi a Secretaria Municipal da Educação (1997-2000) com a responsabilidade de adequá-la as novas regras da LDBEN e como existia demanda reprimida nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Mairiporã, adotamos como prioridade a construção de escolas municipais. A princípio planejamos três escolas em Terra Preta e iniciamos as obras das escolas (1) João Pulga Dias, (2) Diomar Miranda Boni e (3) Shigeru Sasaki e pretendíamos ofertar transporte escolar para as crianças que residiam em outras regiões.

Num determinado período um segmento da comunidade terrapretense se organizou reivindicado uma nova escola, mais próxima de suas casas. Organizei uma reunião na subprefeitura de Terra Preta com a participação da comunidade, do Pe. Manoel e do prefeito Arlindo Carpi. Apresentei nossas dificuldades de um terreno adequado para construção de mais uma escola na região. O Pe. Manoel se prontificou verificar com o bispo da Diocese de Bragança a doação do terreno próximo da igreja matriz. Com a doação efetivada, construímos a quarta (4ª) Escola Municipal denominada Tirsi Anna Gamberini em homenagem à mãe do bispo.

Os governos municipais que nos sucederam (2000-2023) ofertaram outras sete (7) unidades escolares: a Divina Anastácio do Nascimento e a Paschoal Luciani Junior, ambas escolas estaduais do convênio da municipalização, a Creche Terra Preta, a Takamichi Uenojo, a Nakamure Kikue Aiacyda, a Creche Anadir Vicentina Silverio Pulga – sob gestão do 3º Setor no Canãa, e no último fim de semana (29/4) o prefeito Aladim inaugurou a nova Creche Ana Lucia Loesch Gouveia Oliveira, com 130 vagas. Parabéns Terra Preta!

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.