Para um doce lanche da tarde

Receitas deliciosas que vão agradar todos os paladares

SONHO DE PADARIA

Ingredientes do pãozinho: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite morno; 3 colheres (sopa) de margarina; 3 colheres (sopa) de açúcar; 1 pacotinho de fermento seco para pães e 2 gemas. Ingredientes do creme belga: 1 lata de leite condensado; 500ml de leite; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 2 gemas sem pele e essência de baunilha a gosto. Ingredientes da montagem: açúcar de confeiteiro a gosto.

Modo de Preparo do pãozinho: Numa tigela, junte a manteiga, o fermento, o leite e o açúcar; em outra tigela grande ou bacia, acrescente a farinha de trigo e a mistura do leite e adicione os ovos e comece a misturar bem. Sove a massa com as mãos por 10 minutos, até que fique bem lisa e homogênea. Se precisar, adicione um pouco de água para dar ponto na massa, pois dependendo do tamanho do ovo ou da marca da farinha de trigo, pode ser que precise adicionar um pouco mais de farinha de trigo ou de água. Divida a massa em bolinhas de tamanho igual (o tamanho é opcional) e as acomode numa fôrma levemente untada, deixando um espaço de 3 dedos de um para o outro. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora. Em seguida leve para assar em forno preaquecido, 180Cº, por cerca de 20 minutos ou até dourar levemente e depois de

assado, leve os pãezinhos de sonho para fritar em óleo quente, até dourar. Modo de Preparo do creme belga: Numa panela, adicione o leite e o amido de milho, misture bem até dissolver o amido. Em seguida adicione o leite condensado, as gemas e a baunilha e leve ao fogo médio e mexa sem parar, até começar a engrossar e ficar cremoso. Desligue o fogo e despeje esse creme numa tigela e cubra com plástico filme e aguarde esfriar completamente. Montagem: Corte os pãezinhos ao meio, mas não até o final. Passe-os no açúcar de confeiteiro e com a ajuda de uma manga de confeiteiro, recheie com o creme belga ou você pode rechear utilizando um saquinho, basta fazer um furo na ponta. Sirva em seguida.

BOLINHO DE CHUVA COM BANANA

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de amido de milho; farinha de trigo até dar o ponto; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 banana e açúcar e canela para polvilhar.

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma bacia menos a farinha e a banana, adicione a farinha aos poucos até a massa ficar cremosa.

Corte a banana em rodelas. Depois coloque no fogo uma panela com bastante óleo. Quando o óleo estiver quente, pegue 2 colheres de sopa, para moldar os bolinhos. Coloque a rodela de banana na colher e coloque massa sobre a banana, depois com a outra colher empurre o bolinho da colher para dentro da panela e espere fritar. Depois é só polvilhar com açúcar e canela.

BOLO DE LARANJA COM CENOURA E MEL

Ingredientes: 2 ovos; 1 xícara (chá) de suco de laranja; 1 xícara (chá) de cenoura ralada; 1/2 xícara (chá) de óleo; 1/2 xícara (chá) de mel; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó; óleo e farinha de trigo para untar. Ingredientes da cobertura: 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de mel.

Modo de Preparo: Bata no liquidificador os ovos, o suco, a cenoura, o óleo, o mel, o açúcar e a farinha até homogeneizar. Adicione o fermento e bata, somente para misturar. Despeje em uma fôrma da sua preferência (quadrada ou redonda com furo no meio) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme. Para a cobertura, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Misture com o mel e espalhe sobre o bolo, deixando escorrer pelas laterais. Sirva.