As quedas diárias no volume de água armazenada no Sistema Cantareira, formado por seis reservatórios, continuam. Há dez dias sua capacidade era de 19% e, nesta terça-feira (19), 28,1%.
O total do chamado volume operacional é de 276,15 milhões de metros cúbicos, já abaixo do volume de reserva técnica, o chamado ‘volume morto’, que tem 287,5 milhões de metros cúbicos.
Conforme reportagem publicada no último final de semana, no site do Correio Juquery, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) autorizou a manutenção da transposição do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Jaguari, na Bacia do Paraíba do Sul, para o reservatório Atibainha do Sistema Cantareira, em Nazaré Paulista, ambos em território paulista.
A iniciativa foi a de reforçar o volume útil do Cantareira, em caráter excepcional, enquanto ele estiver inferior a 30% (atualmente, ele está com 28,1%). A decisão valerá até o dia 31 de dezembro de 2021.
Até ontem, de acordo com dados da Sabesp, choveu 89,6 milímetros para uma média histórica de 122,3 milímetros. Mês atípico, se comparados aos anteriores, em que as chuvas não apareceram.