Número de estupros na cidade aumenta 72,8% segundo a SSP

Novos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostram um quadro de crime contra a pessoa em Mairiporã, no primeiro quadrimestre, que aumentou 72,8%: os casos de estupro. A cidade é uma das campeãs nesse tipo de ocorrência, a maioria deles praticada contra pessoas consideradas vulneráveis, ou seja, que não tem condições e meios para se defender.

Os números foram obtidos na comparação entre janeiro a abril deste ano com o mesmo período em 2021. Foram 11 estupros este ano (7 contra pessoas vulneráveis) e 3 no ano passado.

Em abril, cinco, dos treze tipos de ocorrência tiveram aumento em relação a março: tentativa de homicídio, lesão corporal culposa por acidente de trânsito (que cresceu o dobro, passando de 5 para 10 registros), lesão corporal dolosa e roubo de veículos (aumento de 58,4%).

No comparativo entre os dois períodos (2022 e 2021), dois tipos de ocorrência se mantiveram, roubo de veículo e roubo de carga, enquanto outros cinco cresceram: lesão corporal dolosa, estupro, roubo em geral, furto em geral e furto de veículos. Nesse último caso, o total de casos dobrou, passando de 18 no quadrimestre do ano passado, para 36 em 2022.

Trânsito – Embora tenha tido viés de queda, os acidentes de trânsito tem feito muitas vítimas no município. De janeiro a abril de 2021 foram 29 ocorrências, ante 20 neste ano, números considerados altos.

No perímetro urbano, segundo os dados, não ocorreram mortes dolosas ou culposas nesse segmento. (Juarez César/CJ)