Novo Ensino Médio terá o aluno como protagonista

SÃO 10 MIL ESTUDANTES EM MAIRIPORÃ

A IMPLEMENTAÇÃO obrigatória do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais e particulares começa oficialmente em 2022. Algumas unidades aplicaram o modelo já este ano, antecipando-se às mudanças.

Dentre as mudanças, a fundamental é aquela que o próprio dá ao estudante o poder de escolha de parte das disciplinas, aquelas que demonstra ter mais afinidade, e com isso montar a própria grade conforme a predileção das áreas afim de aprofundar os estudos. O objetivo é transformar o aluno em protagonista dentro desse novo processo.

Na rede estadual paulista a implantação já começou para os alunos do 1º ano. Nas escolas particulares, a adoção de um método específico depende de cada rede, e algumas já aplicam o novo modelo também nos 2º e 3º anos.

Com as alterações, os estudantes passam das atuais 3 mil horas de carga horária para 3,5 mil horas nos três anos, e 1,8 mil horas continuam sendo de formação geral básica, composta por 12 disciplinas tradicionais.

A novidade são os chamados itinerários formativos, conjunto de disciplinas as quais podem ser escolhidas pelos próprios alunos. “É uma forma de a escola fazer mais sentido para o estudante. Quando ele aprofunda dos estudos de acordo com as preferências, a mensagem é que o talento dele vai ser valorizado, vai trabalhar melhor as próprias habilidades. E também acreditamos que isso vai reduzir a evasão escolar”, disse Gustavo Mendonça, gestor do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação.

Segundo ele, um quinto dos jovens abandonam as escolas estaduais no Ensino Médio.

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes podem escolher. Cada rede pode selecionar até 3 modelos para funcionamento dos itinerários.

Professores – Para adequação às novas diretrizes do Ensino Médio, profissionais da Educação tem passado por treinamento.

Segundo Gustavo Mendonça, os 90 mil docentes das escolas estaduais passaram por treinamento através de cursos e seminários. A maior parte foi promovida na plataforma on-line Escola de Formação, da Secretaria Estadual, que informou ter investido R$ 150 milhões nas escolas da rede para aquisição de produtos pedagógicos, equipamentos e material didático.

Mairiporã – O contingente de alunos que cursa o ensino médio em Mairiporã é de aproximadamente 10 mil alunos, segundo cálculos da Diretoria de Ensino, distribuídos por 14 unidades escolares.

Professores que conversaram com a reportagem disseram que o primeiro ano de implantação do Novo Ensino Médio vai ser de desafio dos gestores, em relação ao vestibular, pois os conteúdos estão sendo planejados sem saber ao certo como serão as principais provas e os conhecimentos que serão cobrados nos próximos anos.

Legenda:
Escola Hermelina Passarella é um das 14 unidades da rede estadual de ensino do município

Crédito:
Correio Imagem/Arquivo