Nova seleção com 200 vagas é autorizada para o IBGE

O GOVERNO Federal autorizou a abertura de um novo processo seletivo simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão preenchidas 209 vagas temporárias, segundo portaria divulgada na segunda-feira, 25, no diário Oficial da União. Os aprovados atuarão no Censo Experimental de 2019. Edital deverá ser divulgado em algumas semanas, segundo a assessoria de imprensa do instituto.
As oportunidades estão divididas da seguinte forma: Agente Censitário municipal (quatro vagas); Agente Censitário Supervisor (25 vagas) e Recenseador (180 vagas).
Os candidatos a recenseador deverão ter nível fundamental completo, enquanto para as demais vagas é necessário diploma de nível médio. A portaria prevê que o prazo para publicação do edital de abertura é em até seis meses, ou seja, até o dia 25 de setembro. De qualquer forma, os profissionais poderão ser contratados a partir de julho deste ano.
Os contratos durarão até um ano, podendo ser prorrogados. Passados três anos do resultado final da seleção, os contratos firmados não poderão mais vigorar. Vale lembrar que o IBGE atua com déficit de funcionários e escassez de recursos financeiros. Por isso, o órgão aguarda autorização de mais 1.800 vagas para novo concurso, destinado a níveis médio e superior.