Muito sabor para os dias quentes

Temporada de verão pede refeições leves, porém com muito sabor. Experimente nossas sugestões

Patê de frango

Ingredientes patê de frango: 600g de filé de peito de frango Sadia; sal a gosto; media colher (chá) de coentro em grãos; meia colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos; 1 folha de louro; 1 xícara (chá) de maionese; 1 xícara (chá) de requeijão; meia xícara (chá) de cenoura ralada; meia xícara (chá) de azeitona preta picada; meia xícara (chá) de milho e 2 colheres (sopa) de salsinha picada. Para a torrada de alecrim: 1 baguete fatiada; azeite a gosto; sal a gosto; pimenta-do-reino moída a gosto e 1 colher (sopa) de alecrim.

Modo de Preparo do patê: Em uma panela com água fervente, coloque o filé de peito de frango; adicione o sal, o coentro em grãos, a pimenta-do-reino em grãos, a folha de louro e cozinhe por 20 minutos. Depois de cozido, desfie o frango no processador para que ele fique mais fino. Em um recipiente, coloque a maionese, o requeijão, a cenoura ralada, a azeitona preta picada, o milho, a salsinha picada e misture o frango. Torrada de alecrim: Disponha as fatias de pão em um tabuleiro. Despeje azeite sobre as fatias e tempere-as com sal, pimenta-do-reino e alecrim. Asse em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos. (Receitas.com)

Panqueca de espinafre gratinada

Ingredientes panqueca de espinafre: 2 ovos; 1 e meia xícara (chá) de leite integral; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de espinafre branqueado; 15g de manteiga; meia colher (chá) de sal. Recheio: 300g de frango cozido e desfiado; 100ml de passata de tomate; 200ml de creme de leite em caixinha; meia cebola; 1 dente de alho; 1 xícara (chá) de caldo de legumes; um quarto de xícara chá de salsinha picada e 1 colher de sopa de azeite. Molho branco: 600ml de leite integral gelado; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 100g de queijo gruyére ralado fino; 50g de queijo parmesão para gratinar e se noz-moscada a gosto.

Modo de Preparo da panqueca: No liquidificador, junte os ovos, o leite, o espinafre, o sal e a farinha de trigo. Bata até que fique homogêneo. Aqueça uma frigideira e unte com manteiga. Despeje uma concha de massa e espere dourar. Vire e doure do outro lado, retire da panela e reserve. Repita o processo com o restante da massa. Recheio: Corte os tomates em cubos pequenos e reserve. Pique a cebola e o alho e reserve. Aqueça uma panela com a manteiga e refogue a cebola e o alho, sem deixar dourar, adicione o frango desfiado, a passata de tomate, o caldo de legumes e o creme de leite e mexa até que fique uma mistura cremosa. Desligue o fogo e junte a salsinha picada. Reserve. Molho: Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, abaixe o fogo e misture sem parar por dois minutos. Junte o leite gelado aos poucos, mexendo com um fouet, para não empelotar. Cozinhe por 5 minutos ou até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Desligue o fogo, junte o queijo gruyére ralado, misture bem e reserve até o momento de montar as panquecas. Montagem: Coloque uma concha de molho branco no fundo da travessa em que irá montar as panquecas e espalhe bem. Recheie os discos de massa com o frango, enrole como uma panqueca e disponha em uma travessa, colocando uma panqueca ao lado da outra. Cubra as panquecas com o molho branco e o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 10 minutos ou até o queijo gratinar. (Receitas.com)