Aumenta a distância entre mulheres e homens eleitores em Mairiporã e região

A distância das mulheres no total de eleitores do País aumentou em relação aos homens, notadamente nos últimos dois anos. Daí a saber se elas terão papel de relevância na hora de votar, é questão a ser discutida por especialistas em política.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a participação feminina entre os votantes cresceu de 50,85% para 52,89%. Os dados mais recentes, recém-divulgados, são de março deste ano.

Nesse mesmo intervalo de tempo tal fenômeno também se repetiu em Mairiporã e região, onde o total de mulheres aptas a ir às urnas pulou para mais de 52%.

De olho nesses números, partidos e profissionais de comunicação que assessoram as equipes de campanha dos candidatos traçam estratégias para conquistar esse universo de votos.

Em Mairiporã, conforme dados atualizados do TSE, relativos a março, dos 54.462 eleitores, 29.011 são mulheres, que representam 53,27% do total. Os homens somam 25.451, ou 46,73%. Essa distância entre gêneros ficou evidenciada a partir de 2020.

Região – Nas demais cidades da região as mulheres também são maioria: Caieiras (52,84%); Cajamar (52,65%), Francisco Morato (53,66%) e Franco da Rocha (52,42%). Mairiporã tem o segundo maior eleitorado feminino dentre esses municípios.

Para os especialistas em marketing e cientistas políticos, o público feminino é muito importante para a comunicação das campanhas e que essa situação exige uma forma diferente na hora de produzir conteúdo e escolher a linguagem a ser usada.

Ainda de acordo com eles, para atrair esse público às urnas não basta somente trazer ao debate assuntos de interesse feminino, mas é preciso que o político tenha atuação atuação reconhecida por essas pautas.

No entanto, também reconhecem que isso vá ser fator determinante para decidir um pleito, porque cada pessoa tem interesses, opiniões, prioridades de vida e necessidades distintas.

Jovens – Os novos dados divulgados esta semana pelo TSE, relativos ao mês de março, mostram que na faixa etária entre 16 e 17 anos houve um aumento substancial, um salto de 250 para 519 eleitores, crescimento de 51,9%.

Os jovens de 16 anos agora somam 223 entre homens e mulheres (eram 68), enquanto aqueles com 17 anos passaram de 182 para 296. O percentual em relação ao total do colégio eleitoral, que era de 0,47%, agora é de 0,95%.

Em relação à faixa etária entre 18 e 20 anos, o crescimento foi pequeno. Mairiporã tinha 4,69% de eleitores nas estatísticas anteriores, e agora foi para 4,75%. Nessa faixa eram 2.524 e agora 2.585 inscritos e em condições de votar em outubro vindouro. (Wagner Azevedo/CJ)