Mortalidade infantil tem menor taxa desde 2013 na cidade, mas continua alta

LEVANTAMENTO realizado pela Fundação Seade, e divulgado na quinta-feira, 7, mostra que a taxa de mortalidade infantil em Mairiporã é a menor desde 2013, mas ainda assim continua alta. Segundo os dados, a taxa registrada no último ano da administração do ex-prefeito Márcio Pampuri foi de 11,8 mortos por mil nascidos vivos, inferior aos 16,3 no ano imediatamente anterior (queda de 38,1%) e menor ainda em relação a 2014, com redução de 51,6%. Naquela oportunidade a cidade alcançou a pior marca de toda a série histórica da Fundação (iniciada em 1980), com 17,9 óbitos por cada mil nascidos vivos.
Nas demais cidades da região a tendência de queda também se verificou, com exceção de Francisco Morato. Ouvido pela reportagem, o ex-secretário Anderson Mendonça analisou os números e destacou que em 2016 conseguiu implementar ações e medidas que ajudaram a melhorar os indicadores.
“O aprimoramento da assistência ao parto e à gestante, o incentivo ao aleitamento materno, a ampliação do acesso ao pré-natal, a expansão do saneamento básico e a vacinação de crianças foram nossas principais ações contra a mortalidade infantil”, disse Mendonça.