A Missa de Cinzas, celebrada em várias igrejas do município, na quarta-feira, 6, marcou o início do período de Quaresma, que é uma preparação dos fiéis para a Páscoa. De acordo com a religião católica, as cinzas simbolizam a penitenciação, no sentido de conversão. No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote pede que o fiel se converta e creia no Evangelho.
Em muitas paróquias as cinzas usadas na celebração são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior, lembrando o Cristo vitorioso sobre a morte. Durante o período da Quaresma, que se encerra no Domingo de Páscoa, os fiéis são convidados pela igreja a se preparar pela meditação, pela conversão, pelo jejum e pela penitência, para vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A Quaresma também simboliza a condição de peregrinos e de pecadores dos fiéis e da necessidade de mudanças profundas. Por esse motivo a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, lembrando a todos sobre este período para reflexão e mudança de vida.
A campanha deste ano também foi oficialmente aberta na quarta-feira, na sede da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”.