Anúncio feito pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, no início da semana, alterou o Calendário Básico de Vacinação para 2018.
Dentre as mudanças estão as vacinas contra o HPV, cuja cobertura preventiva alcança 70% dos tipos de câncer de colo de útero, ofertada às meninas com idade entre 9 e 15 anos, em duas doses num intervalo de seis meses, e agora também para o sexo masculino, na faixa etária entre 11 e 15 anos, também com duas doses no mesmo intervalo. Também está disponível a vacina para pessoas imunodepressivas e que convivem com HIV/ADIS, com idades entre 9 e 26 anos.
Meningite – A prevenção contra doenças e infecções graves, como a meningite e a sepse, combatidas com a Meningocócica C, está disponibilizada para meninas e meninos de 11 a 15 anos, em dose única ou reforço, conforme a carteira de vacinação.
Para aumentar a proteção e evitar surtos em creches e escolas, a vacina contra a Varicela atende crianças entre 4 e 12 anos de idade, e a Tetra Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, em crianças a partir de 15 meses até 5 anos.
Segundo o PNI, a disponibilidade de vacinas atende as recomendações do Calendário Básico e a situação vacinal encontrada. Todas as vacinas são gratuitas e disponíveis nas unidades de saúde do município.