Metade dos eleitores brasileiros deve usar biometria para votar nas eleições de 2018

METADE do eleitorado brasileiro será identificada por biometria nas eleições deste ano. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e serão 73,7 milhões de eleitores, que representam 50% de todas as pessoas aptas a votar no País.
Nas eleições também presidenciais de 2014, o total de eleitores com identificação digital em municípios com reconhecimento biométrico, era 21,7 milhões de pessoas, ou seja, 15,2% do eleitorado.
Ainda de acordo com o TSE, mais de 87 milhões de eleitores têm o cadastro biométrico (60% do total) e parte dessas pessoas, porém, reside em cidades que ainda não contam com o reconhecimento das digitais para o pleito de outubro próximo.
A meta da Justiça Eleitora, segundo o TSE, é identificar 100% dos eleitores por meio de impressão digital até 2022.
O prazo para o cadastramento digital acabou em maio último. Nas cidades onde era obrigatório o registro digital, que não atendeu ao chamado teve o título de eleitor cancelado.
Mairiporã – A cidade não está na lista onde a votação será biométrica nestas eleições. A expectativa é que isso ocorra e, 2020.
Números obtidos pela reportagem informam que 30 mil eleitores, de um total de 61 mil já fizeram o cadastramento das digitais, ou seja, 50%. O percentual é superior ao registrado pelo Estado (45%).
O recadastramento será reiniciado em novembro, logo após a realização do segundo turno das eleições, no final de outubro. Segundo a chefe local do Cartório, Célia Regina Fernandes, Mairiporã deve chegar a 2020 com todos os eleitores aptos a votar através da biometria.