Matemática digital para todos os alunos da rede estadual

PARCERIA entre o Governo do Estado e a plataforma educacional Mangahigh, pioneira na criação de conteúdos didáticos de matemática e raciocínio lógico para crianças e adolescentes, vai levar o ensino dessa matéria através das plataformas digitais a mais de 1,5 milhão de estudantes dos ensinos Fundamental I ao Médio, durante os anos letivos de 2020-2021.

Essa nova ferramente surge num momento em que há grande necessidade de adaptação para educadores e estudantes, que necessitam ser empoderados para o protagonista na aprendizagem remota em um cenário de isolamento e distanciamento social.

Segundo o executivo George Balbino, da Mangahigh, o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem se transformou em uma necessidade universal e não apenas um diferencial, disponível para poucos. “Essa é a nova realidade e nós viemos para contribuir para a democratização da aprendizagem”, disse Balbino.

Estudantes terão à disposição uma ferramenta tecnológica lúdica, com recursos de gamificação, por meio de quizzes e games, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através da utilização de inteligência artificial, a plataforma personaliza a experiência de aprendizagem da matemática para cada estudante de acordo com as suas necessidades.

A leitura dos resultados dos alunos é disponibilizada aos professores em tempo real através de ferramentas de análise diagnóstica para a obtenção de insights e utilização de evidências em intervenções pedagógicas precisas e oportunas por parte dos professores.

A parceria entre a Mangahigh e o Governo de SP aconteceu por intermédio da Parceiros da Educação, ONG referência no segmento no Brasil e que está presente em escolas das redes estadual e municipal de ensino com projetos que visam a oferecer formação continuada para professores, introduzir o uso das tecnologias no contexto escolar e elevar a qualidade da educação pública de forma geral.

Os estudantes que utilizam a plataforma aprendem a matemática de acordo com as competências exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).