EM MAIS uma edição do Ranking Ambiental do Governo do Estado, que concede o selo de ‘Município Verde Azul’ às cidades que atendem as diretivas ambientais, em que são pesquisados 10 quesitos, Mairiporã ficou de fora.
Na 296ª colocação, com nota 24,01, obteve sua terceira melhor marca desde 2009. É também a melhor pontuação do governo Márcio Pampuri.
A concessão do selo de ‘Município Verde Azul’ se dá através de levantamento que leva em conta dez quesitos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Este ano participaram 317 municípios e, na região, Cajamar obteve a melhor nota 45,49 e ocupa a 217ª posição, seguida de Caieiras com 36,24 de nota e a 259ª colocação. Franco da Rocha e Francisco Morato não participaram. Nem mesmo o fato de ter 80% de seu território considerado como de ‘proteção aos mananciais’, faz com que Mairiporã consiga melhorar sua colocação no ranking e na defesa do meio ambiente.
O programa foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado e os municípios participam de forma voluntária. Eles assinam um termo de adesão e apresentam um relatório com as ações ambientais promovidas por eles. Neste ano, 78 cidades (25%) foram certificadas, com pontuação superior a 80.
Os municípios que obtêm a certificação no programa têm prioridade para receber determinados tipos de recursos. Além disso, a iniciativa oferece apoio técnico para que as prefeituras executem ações ambientais. Segundo a secretaria estadual, o objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação dos municípios é voluntária.
Fonte: ambiente.sp