Mais de 5,8 milhões de pessoas viajaram de avião em julho, diz Anac

Levantamento feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) revela que mais de 5,8 milhões de pessoas voaram de avião pelo Brasil durante o mês de julho deste ano. O resultado representa alta de 38% comparado a junho, quando mais de 4,2 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros.

O número é o segundo melhor do ano, ficando atrás apenas do mês de janeiro, que registrou 6,09 milhões de pessoas transportadas.

A pesquisa revelou os aeroportos com maior movimentação no período. Assim como junho, Guarulhos liderou a lista, com mais de 2,1 milhões de passageiros no terminal. Subindo uma posição, o de Brasília aparece em segundo, com 934,7 mil. Já o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) desceu uma posição e ficou em terceiro, com 883,4 mil.

Movimentação – Em relação às taxas de crescimento na movimentação de pessoas em julho, o levantamento apontou que os terminais de Congonhas (SP), de Fortaleza (CE) e de Salvador (BA) apresentaram percentuais de alta no número de passageiros, com 66,4%, 62,5% e 44% respectivamente.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a alta é reflexo do avanço da vacinação no país. “Tivemos alta nas taxas hoteleiras, número de empregos, vendas de pacotes turísticos e agora estamos vendo um bom índice no número de passageiros viajando pelo país. Isso foi impactado diretamente pelo número de vacinados no Brasil, que tem atingido bom alcance e garantido a segurança sanitária do país”, disse.

Outro índice que cresceu no mês de julho foi a malha aérea doméstica. Por dia, foram registrados uma média de 1.624 partidas. A quantidade de voos é 42,5% maior do que o anotado em junho. O índice é o maior desde janeiro de 2021, quando houve 1.798 voos por dia. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). (Diário do Turismo – Foto: Tânia Rêgo/ABR)