Mais de 50 mil eleitores não fizeram o cadastro biométrico

O CARTÓRIO Eleitoral de Mairiporã, desde o início do ano passado, atende os eleitores com o cadastramento biométrico, que vai fornecer um novo título eleitoral, necessário para votar nas próximas eleições.
Segundo informações obtidas pela reportagem, já foram cadastrados 9.421 eleitores, de um total de 60 mil. Ou seja, pouco mais de 15% do colégio eleitoral possui o novo documento.
A chefe do cartório da 237ª Zona Eleitoral, Célia Regina Fernandes Brito, disse que o atendimento é feito de segunda a sexta, das 12h às 18 horas e que o eleitor precisa apresentar um documento com foto e comprovante de endereço com o nome do eleitor (conta de luz ou fatura de cartão de crédito).
A orientação é que não deixe para efetivar a biometria de última hora, e evitar longos períodos de espera.
Regularização – Até o dia 2 de maio o eleitor que deixou de votar nas três últimas eleições (segundo turno é contabilizado como uma) tem que regularizar sua situação junto ao Cartório Eleitoral para não ter o título cancelado.
De acordo com a chefe do cartório, 1.230 eleitores encontram-se nessa condição.
Quem perder o prazo terá o Título de Eleitor cancelado, ficando impossibilitado, por exemplo, de se matricular em instituição de ensino superior, fazer passaporte, conseguir financiamentos bancários e assumir cargos públicos.