Mais de 100 veículos incorporados à frota da cidade só em janeiro deste ano

AS DIFICULDADES de começo de ano parecem que não ter sido empecilho para o consumidor. E não foi motivo suficiente para frear o numero de automóveis emplacados em Mairiporã no mês de janeiro último.
O volume da frota, segundo números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cresceu quase 0,2% no primeiro mês do ano, se comparado ao fechamento de 2018, ou seja, as ruas da cidade receberam 103 novos veículos. A frota passou de 52.010 unidades em dezembro, para 52.113, no final de janeiro, média de 3,5 por dia.
Em uma conta hipotética, é possível afirmar que a cidade tem média de quase 2 veículos por habitante.
Dos novos 103 veículos, mais da metade, 68, são de automóveis. Se somados com as novas motocicletas, 7, respondem por 75% do total. No caso das motocicletas, o aumento de dezembro último para o final de janeiro deste ano, foi pequeno, de 0,2%, passando de 8.057 para 8.064 no primeiro mês de 2019.
Enquanto a frota de automóveis aumenta, os diversos modais alternativos direcionados ao tran sporte coletivo ainda encontram dificuldades para atrair novos usuários. Para especialistas, os investimentos no setor não acompanharam o crescimento da população e da frota de veículos, o que tem provocado um cenário de gargalo. E também apontam a falta de investimentos em mobilidade urbana.
Dez anos – A expectativa é que a expansão do serviço oferecido por aplicativos de transporte individual de passageiros deve frear, em um prazo de até dez anos, o crescimento da frota de veículos em Bragança e cidades do mesmo porte. Um cenário já presente em muitas regiões do Estado.
Menor – Mairiporã, que já teve a maior frota de veículos dentre as cidades da região, hoje é a segunda, mas caminha para a última colocação se o crescimento registrado em janeiro se mantiver nos próximos meses.
Em janeiro último, ante os 103 novos veículos emplacados na cidade, Caieiras teve 197, Cajamar, 176, Francisco Morato, 214 e Franco da Rocha, 321.