Se as chuvas intensas assolam várias regiões do País, especialmente o Rio Grande do Sul, o forte calor vai continuar nas cidades do interior paulista, que não têm previsão de chuva, segundo os institutos de meteorologia. Ao contrário, o calor vai elevar os termômetros a 33°C e a umidade relativa do ar a níveis abaixo do recomendado.
Neste sábado, em Mairiporã, a previsão é de sol forte com névoas ao amanhecer, temperaturas entre a mínima de 18°C e máxima de 32°C, umidade relativa do ar em 38% (abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde), ventos brandos a 6 km/h. Não chove.
Para domingo o clima será o mesmo, com os termômetros entre a mínima de 19°C e a máxima de 32°C, sol logo nas primeiras horas da manhã, umidade do ar ainda mais baixa, apenas 33% e ventos de até 7 km/h.
A segunda-feira (13) vai abrir a próxima semana, ainda sem chuva, tempo abafado logo ao amanhecer, mínima de 18°C e máxima de 30°C, umidade do ar em 33% e ventos de 9 km/h.
Cuidados – Com essas condições climáticas, é necessário tomar cuidados especiais, como lavar as mãos regularmente e evitar tocá-las no rosto, manter-se hidratado, bebendo água com frequência e optar por frutas com alto teor de líquidos, utilizar soro fisiológico para prevenir o ressecamento nasal e ocular, evitar atividades físicas ao ar livre durante o período entre as 10h e 16h, hidratar a pele do rosto e do corpo com regularidade e aproveitar o vapor do banho para umedecer as narinas.
Além dos cuidados pessoais, é importante adotar medidas ambientais para enfrentar o calor e a baixa umidade como colocar toalhas úmidas ou recipientes com água nos ambientes para aumentar a umidade, evitar permanecer em ambientes fechados ou com ar condicionado por longos períodos e evitar queimadas ou a queima de lixo, contribuindo para a qualidade do ar. (Da Redação – Foto: Paulo Pinto/ABR)