Mairiporã tem o melhor resultado da região na alfabetização de alunos

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, divulgou no último final de semana, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, os resultados do programa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

A Pesquisa Alfabetiza Brasil – realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023 – definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030. Essa iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização.

Região – De acordo com os resultados, Mairiporã foi o município da região do Cimbaju que obteve o maior percentual de alunos alfabetizados e o maior percentual de participação.

Mairiporã aparece na primeira colocação com 55% de alunos alfabetizados e 92,2% de participação. Na sequência estão Franco da Rocha (50,9% e 91,4%), Cajamar (também 50,9% de alfabetizados e participação de 86,5%), Francisco Morato (50,6% e 88%) e Caieiras (43,9% e 89,4%).

O resultado, segundo a secretaria municipal da Educação, é reflexo do trabalho de toda a equipe da área em Mairiporã: professores, ADIs, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretores e coordenadores, que não mediram esforços na elaboração das ações executadas, como visitas técnico-pedagógicas, encontros formativos e projetos de leitura e escrita.

A Pasta enfatizou, no entanto, a implementação do café da manhã nas escolas, os novos projetos de educação física na educação infantil e uniforme completo, como motivação aos alunos.

Compromisso – Ainda de acordo com a Secretaria Municipal, Mairiporã firmou para este ano, junto ao governo federal, o programa Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e, com o governo do estado, o programa Alfabetiza Justos, com ações pontuais da fluência leitora e leitura e escrita na educação infantil (LEEI), com ciclos formativos.

Metas – De acordo com INEP/MEC, as metas estabelecidas para Mairiporã este ano e até 2030, são as seguintes: 2024 (59,15%), 2025 (63,17%), 2026 (67,01%), 2027 (70,64%), 2028 (73,03%), 2029 (77,15%) e 2030 (80%). (Lúcia Helena/CJ – Foto: Tony Winston/Agência Brasília)