Mairiporã tem a maior taxa de mortalidade infantil da região

A FUNDAÇÃO Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e a Secretaria de Estado da Saúde divulgaram no início da semana os números da taxa de mortalidade infantil de todos os municípios paulistas referentes a 2015.
Mairiporã apresenta a maior taxa da região, com 16,3 crianças mortas para mil nascidos vivos. Esse número é quase dobro da taxa registrada em 2013. Nas demais cidades da região os índices baixaram, embora continuem altos para os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10 mortes/mil vivos. Em toda a Grande São Paulo a média ficou em 11,4.
A piora registrada em Mairiporã é reflexo da falta de investimentos no sistema de saúde e de serviços públicos como saneamento básico e incentivo ao aleitamento materno, segundo os dados do estudo.
A avaliação das taxas de mortalidade é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o principal indicador para avaliar a saúde. De acordo com o levantamento da Fundação Seade, a queda em muitas cidades pode ser creditada a alguns fatores como o aprimoramento da assistência ao parto e à gestante, o incentivo ao aleitamento materno, a ampliação do acesso ao pré-natal, a expansão do saneamento básico e a vacinação em massa de crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dados são obtidos a partir de pesquisa nos 820 cartórios de registro civil de todos os municípios paulistas.

fonte: DM

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *