Mairiporã tem 94 portadores de HIV/Aids

NO PRIMEIRO dia de dezembro comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em um ano, Mairiporã registrou 94 casos de HIV/Aids. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal DST/AIDS. Só em 2016 foram 6 novos casos registrados.
De acordo com dados, não se pode dizer se esse número reflete a realidade, pois há situações em que ainda não desenvolveram nenhuma das chamadas doenças oportunistas.
Uma vez constatada a doença e o imediato dos medicamentos (chamada terapia), as pessoas soropositivas podem continuar apenas portadores de HIV, e com taxas baixas do vírus, o que diminui as novas infecções.
Mulheres grávidas – A realização da testagem para as mulheres grávidas já na primeira consulta do período pré-natal é fundamental para impedir a transmissão vertical do HIV – isto é – quando o bebê é infectado através da mãe.
Por isso, o Conselho Federal de Medicina emitiu a “Recomendação CFM nº 2/2016”, que discorre sobre a conveniência e oportunidade de os médicos oferecerem aos pacientes, em consulta médica, a solicitação de testes sorológicos para o HIV, sífilis, hepatites B e C, que são feitos em todas as unidades de saúde de Mairiporã, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *