Mairiporã segue com altos índices de violência nos últimos dois anos

DADOS comparados entre 2015 e 2016, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), revela que Mairiporã ainda registra altos índices de criminalidade. Embora tenha ocorrido queda nos quesitos homicídios e roubos, os furtos e estupros seguem em alta.
Segundo dados da SSP, Mairiporã registrou no ano passado 937 furtos (geral e veículos), contra 763 ao final de 2015, aumento de 22,80%. No caso de estupros, o aumento foi ainda mais expressivo: 42,85%. Foram 20 registros no ano passado contra 14 em 2015.
Os homicídios tiveram também tiveram queda de 42,85%, porém os latrocínios (roubo seguido de morte) cresceram 50% (3 no ano passado e 2 no ano imediatamente anterior). Os roubos (geral, veículos e cargas) diminuíram 15,2%, passando de 621 em 2015 para 539 no ano de 2016. Mesmo assim, os roubos de carga passaram de 21 há dois anos para 28 em dezembro último. Roubar carga virou tendência e não há como impedir sua elevação nos últimos anos.
Discussão – Diante desse quadro de criminalidade em Mairiporã, que segue com números altos para o tamanho da cidade, é preciso que esses índices sejam discutidos, principalmente roubos e furtos e estupros, que deveriam ser temas prioritários para as políticas públicas.
Especialistas apontam que é preciso compreender o fenômeno da criminalidade, suas causas e acompanhar os processos de ação. Mobilizar mais recursos se torna fundamental, assim como o efetivo policial da cidade, as condições de trabalho e melhor remuneração aos policiais.