Mairiporã se aproxima dos 40 mil vacinados com a terceira dose

Mairiporã alcançou nesta quinta-feira (17), a marca de 20% da população vacinada com a terceira dose, considerando-se todas as imunizações já feitas. É o que mostra o SIMI (Sistema Inteligente de Monitoramento), que diariamente divulga o Vacinômetro em todo o Estado.

A cidade, até ontem pela manhã, havia imunizado 39.465 pessoas com a terceira carga, ou seja, 20,01% já totalmente protegidos das ações do coronavírus.

A vacinação com três doses começou em setembro do ano passado, inicialmente em todos os adultos que tinham recebido o segundo imunizante há pelo menos cinco meses, e proporcionalmente Bragança é uma das cidades mais adiantadas com o ciclo completo.

Ainda de acordo com os dados, no total a cidade já aplicou 197.171 doses, das quais 82.050 relativas à primeira carga, 73.163 com a segunda e 2.513 com a dose única.

O prefeito Aladim, quando do anúncio da necessidade de uma dose extra da vacina, destacou a sua importância para que a cidade continue a manter os indicadores de casos, mortes e internação sob controle. “O avanço na proteção tem corroborado os bons números em toda a cidade e por isso completar a cobertura vacinal é de fundamental importância para superarmos, de uma vez por todas, a pandemia”, comentou o chefe do Executivo.

Ainda segundo a Pasta da Saúde, é preciso buscar os faltosos que não tomaram a segunda dose, que representam quase 10 mil pessoas, e também os que não procuraram pela terceira. A nota fez questão de destacar que não há falta de doses em todos os locais de vacinação.

Crianças – A vacinação em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos, continua avançando. Com a primeira dose a cobertura é de 94%, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, e de 36% com a segunda.

Covid – A doença na cidade tem registrado ocorrências em menor número. O total de casos, nos últimos sete dias, foi de 26, e não houve mortes nesse período, que se manteve em 275, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Até ontem, 14.257 casos confirmados, com 13.839 recuperados e 840 em investigação. (Lúcia Helena/CJ)