Mairiporã realiza neste sábado o ‘Dia D’ contra o sarampo

A SECRETARIA de Estado da Saúde divulgou quarta-feira (16) um novo levantamento do sarampo. Os casos em Mairiporã foram para 61, todos com confirmações por exames laboratoriais.
Na região, os números também aumentaram. Em Francisco Morato os registros somam 141 casos e houve uma morte. Franco da Rocha é a segunda cidade com maior incidência da doença, com 128 casos, Caieiras a seguir, com 67, Mairiporã 61 e Cajamar 35. Nos cinco municípios o total de casos é de 432.
Dia D – Diante do quadro preocupante, a Secretaria de Estado da Saúde segue, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, com a intensificação da campanha de vacinação para alcançar crianças ainda não imunizadas.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. Neste sábado (19) haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. Em Mairiporã o atendimento será feito nas UBS do Centro e do distrito de Terra Preta.
O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também estão recebendo a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.
Segunda fase – A campanha também terá uma segunda fase neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando haverá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.
A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e também gestantes.