Mairiporã passa a ser a cidade com maior número de raios na região

MAIRIPORÃ saiu da quarta colocação em 2016 para a liderança no ano passado, no número de raios (descargas elétricas) segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em 2016 a liderança era de Franco da Rocha, com 11,07 raios por Km² por ano. Mairiporã, até então, registrava 9,45 por Km². Nos dados finalizados em dezembro último, Mairiporã passou para o primeiro lugar, com a incidência de 9,65 por Km², aumento de 2,11%.

No ranking elaborado pela Elat, Mairiporã ocupa a 32º colocação dentre os 645 municípios paulistas, e a 650º posição no ranking nacional, que tem mais de 5.500 cidades.

Com o verão, as chuvas do período fazem com que as cidades se tornem alvo de raios e relâmpagos, pois a região norte da Grande São Paulo é uma das mais atingidas por descargas elétricas no País, que é o campeão mundial em registros desses fenômenos.

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Júnior, afirma que os relâmpagos e raios são frequentes na região por causa da localização geográfica.

Segundo o especialista, há que se ter atenção quando da aproximação de tempestades, principalmente em áreas descampadas. “O melhor a fazer é interromper o que estiver fazendo e dirigir-se a um lugar fechado e protegido”, recomenda.

Eletrodomésticos – Ainda de acordo com o coordenador, os para-raios instalados em casas e edifícios cumprem o papel de evitar incêndios e destruição, além de riscos para as pessoas. Mas afirma que não há garantia de que, sozinhos, deem proteção aos eletrodomésticos.

Deixar os equipamentos desligados, não mexer em antenas de TV e não utilizar aparelhos de telefone conectados às tomadas enquanto os raios chegam, também são medidas de prevenção importantes, pois as descargas podem ser conduzidas às residências, ferir e até matar.

Mairiporã

Densidade de descargas: 9,652 por km²/ano

Ranking densidade nacional: 650

Ranking densidade estadual: 32

 

Caieiras

Densidade de descargas: 8,094 por km²/ano

Ranking densidade nacional: 814

Ranking densidade estadual: 59

 

Cajamar

Densidade de descargas: 8,587 por km²/ano

Ranking densidade nacional: 757

Ranking densidade estadual: 51

 

Francisco Morato

Densidade de descargas: 8,897 por km²/ano

Ranking densidade nacional: 730

Ranking densidade estadual: 45

 

Franco da Rocha

Densidade de descargas: 8,861 por km²/ano

Ranking densidade nacional: 732

Ranking densidade estadual: 46