MAIRIPORÃ é uma das quatro cidades da região que tiveram melhora no Ioeb (Índice de Oportunidades na Educação Brasileira), que identifica o quanto cada município ou Estado contribui para o sucesso educacional dos moradores. A única exceção é Franco da Rocha, enquanto Mairiporã e Caieiras tiveram o melhor desempenho.
O resultado de 2017 foi divulgado na quinta-feira da semana passada. A última avaliação havia ocorrido em 2015. As notas vão de 0 a 10. Nos últimos dois anos os índices passaram de 4,7 para 5,1 em Caieiras; de 4,6 para 5,0 em Mairiporã (ambas com aumento de 0,4) e de 4,6 para 4,8 em Francisco Morato. A vizinha Franco da Rocha recuou de 4,8 para 4,6.
No ranking das cidades brasileiras, Mairiporã está na 763ª posição. O município praticamente manteve os índices na proporção de docentes com o ensino superior completo e na média de hora aula diária e robusto crescimento na proporção de diretores com mais anos de experiência na escola. Por outro lado, caiu de 4,5 (em 2015) para 3,9 (este ano) na taxa de atendimento na educação infantil (de zero a seis anos).
No quesito indicadores, Mairiporã obteve médias 5,5 (Ideb anos iniciais ajustados), 4,7 (Ideb anos finais ajustados), e 8,1 (taxa líquida de matrícula no ensino médio), todas acima das registradas pelo Estado e Brasil.
Ainda sobre o ranking, Caieiras aparece na 414ª colocação, Cajamar na 554ª, Francisco na 1.271ª e Franco da Rocha em 2.174º lugar.
O Ioeb se forma a partir de um conjunto de fatores, divididos em dois grupos: “insumos educacionais”, ou seja, condições para que haja êxito educacional, e “resultados educacionais”, sejam eles de atendimento, aprendizado ou aproveitamento escolar. No Estado de São Paulo, a nota média é 5,3, ante 4,7 no Brasil.
A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria Municipal da Educação para comentar o bom desempenho de Mairiporã.