Mairiporã está em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021 entre os cinco municípios da região do Cimbaju. As escolas de Ensino Fundamental mairiporanenses obtiveram a nota 6,2 na avaliação que foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Na segunda colocação aparece Caieiras, com nota 6,0. A terceira posição é ocupada por Cajamar, com 5,8 e empatadas, Franco da Rocha e Francisco Morato, com, 5,7. Outro ponto positivo é que Mairiporã ficou acima da média nacional, de 5,5 e da estadual, 6,1 e superou a meta que lhe foi proposta, de nota 6,0.
O município tem cerca de 900 alunos na fase escolar avaliada. Eles são atendidos em 21 escolas mantidas pela prefeitura. O índice varia de 0 a 10 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A secretária Municipal de Educação, Márcia Bernardes, ao comentar o resultado, disse que toda a equipe pedagógica reagiu com satisfação aos números divulgados. Destacou que a pandemia afetou a média em todo o País por causa da necessidade de introdução das aulas on-line, mas mesmo assim o município ficou apenas 0,5 ponto em relação à nota obtida em 2019.
“Sem dúvida foi uma grande conquista, pois nos esforçamos para atender às demandas dos nossos alunos naquele momento excepcional. E agora vem a certeza que trilhamos o caminho certo. O trabalho da Prefeitura foi suficiente para a manutenção da qualidade da educação oferecida em nossas escolas. Mais do que uma posição no ranking, o que nos alegra é saber que nossas crianças estão aprendendo com qualidade, que é o nosso objetivo maior”, assinalou a secretária.
O prefeito Aladim também comentou o resultado e disse da importância da escola pública municipal ter mantido a qualidade do ensino mesmo com a pandemia e frisou que o trabalho em grupo foi imprescindível para traçar planos que garantissem acesso de todas as crianças ao ensino.
“Sempre tive comigo que a educação é muito importante para toda e qualquer pessoa e por isso mesmo não pode se submeter a improvisos. Desenvolvemos a capacitação dos professores, demos condições para as crianças acessarem as aulas de suas casas e isso nos fez entender a importância do ensino na construção de uma sociedade melhor”, disse o prefeito. (Da Redação – Foto: Divulgação)