DENTRE as cinco cidades que formam a região, Mairiporã teve a maior incidência de raios durante o ano de 2016, segundo levantamento feito pela reportagem a partir de dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat).
Na cidade foram 3.024 raios entre janeiro e dezembro, seguida por Franco da Rocha, com 1.461. Cajamar aparece em terceiro lugar com 1.277 no período e Caieiras e Francisco Morato com 1.025 e 450 raios respectivamente. O total de raios na região foi de 7.237, o que a coloca a entre as que têm maior incidência de raios. No verão, esses números aumentam.
Proteção – Como medidas de proteção contra os raios no Verão, o Elat divulgou medidas que incluem o que não se deve fazer durante uma tempestade: ficar próximo a veículos e ao lado de transportes em geral; em campo aberto, como campos de futebol, praias, debaixo de árvores ou próximo a cercas.
A recomendação também inclui evitar proximidade com objetos que conduzem eletricidade (telefones fixos e celulares acoplados ao carregador), objetos metálicos, sacadas e varandas.
Segundo Elat, foram registradas 45 mortes por raios no ano passado.