Mairiporã fica longe da certificação de ‘Município Verde Azul’

A SEGUNDA pré-certificação do programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi divulgada esta semana e Mairiporã uma vez mais não consegue atingir a nota mínima, que é de 50,0. E também não ficou com a melhor avaliação dentre os municípios da região. Obteve pontuação 3,22 maior em relação ao resultado do ano passado.

A nota de Mairiporã é 27,23, o que lhe valeu a 248ª colocação dentre os 645 municípios paulistas. No ano passado a nota foi 24,01 (295ª posição).

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Município Verde Azul é um programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que visa estimular e avaliar a gestão ambiental municipal. Essa avaliação é realizada por meio de 10 diretivas ambientais: município sustentável, gestão das águas, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado, qualidade do ar, biodiversidade, conselho ambiental, estrutura e educação ambiental e resíduos sólidos.

Como não alcançou a pontuação necessária, Mairiporã não vai integrar o grupo de cidades que receberá a certificação em evento previsto para dezembro.

Os municípios que atingem a meta e cumprem outros critérios (como tratamento do esgoto) ganham o certificado de Município Verde Azul e garantem prioridade na captação de verba do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Recebem a certificação os municípios com nota a partir dos 50 pontos.