Mairiporã é aprovada em atos de transparência pública, segundo a CGU

ESTUDO da CGU (Controladoria Geral da União), divulgado no último final de semana, apontam que três cidades da região, Caieiras, Mairiporã e Cajamar obtiveram boas notas em prova nacional de transparência pública, após análise do portal da transparência de 665 prefeituras. A avaliação foi feita apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes.
Caieiras foi quem conseguiu a melhor nota, com 9,15 e a 49ª colocação no ranking. Mairiporã veio a seguir, com nota 8,09 e a 160ª posição. Cajamar, na 192ª colocação obteve conceito 7,84, muito pouco abaixo da média do Estado de São Paulo, de 7,93.
Os outros dois municípios não foram bem: Francisco Morato (5,17 e na 505ª posição) e Franco da Rocha (4,02 e posição 590 no ranking).
Avaliação – A ‘Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° mediu a transparência passiva e ativa dos municípios, avaliando a publicação de informações na internet para os cidadãos. A consulta ocorreu entre julho e novembro de 2018.
Foram verificados itens como receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas, entre outros.
Para a avaliação, os especialistas da CGU verificam 100 itens relacionados à transparência e fazem consultas aos portais das prefeituras de forma anônima, analisando depois as respostas. No final, as cidades ganham nota de 0 a 10. Entre os Estados, Pernambuco lidera, com nota 9,4. São Paulo conseguiu apenas a 14ª colocação.
Reação – Inúmeras prefeituras reprovadas desqualificaram a avaliação feita pela ‘Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°’. Segundo elas, o ranking não reflete de forma fidedigna seus portais, porque consideram que a metodologia usada pelo órgão federal apresenta uma série de equívocos, que será objeto de contestação.
Assinalam ainda que disponibilizam em seus sites relatórios com todos os pedidos de acesso à informação, permitem solicitação de dados, além de acompanhamento eletrônico.