Mairiporã é apenas a quarta colocada da região no Índice Paulista da Primeira Infância

MAIRIPORÃ não aparece entre as melhores cidades no Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), elaborado e divulgado pela Fundação Seade (Sistema Estadual e Análise de Dados). O índice reflete a capacidades dos municípios do Estado em promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de seis anos.
Mairiporã obteve o índice 0,6196, classificando-se no Grupo 3, considerado ‘médio baixo’, que a colocou na quarta colocação dentre os cinco municípios da região. A média da região foi 0,6909, a da Região Metropolitana de 0,6935 e do Estado de 0,7223.
O IPPI classifica os 645 municípios paulistas segundo as dimensões saúde e educação. Essa tipologia foi construída a partir de indicadores sintéticos elaborados com base em registros administrativos de periodicidade anual e disponíveis para todos os municípios do Estado.
Para a educação, o indicador de cobertura compreende as variáveis matrículas em creche em relação à população de 0 a 3 anos e matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos. O indicador de qualidade abrange as variáveis no número médio de profissionais, por turma, em creches nas redes pública e conveniada, e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.
Na dimensão saúde, o indicador de esforço é composto pelas variáveis percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) e percentual de partos não cesarianos no SUS, enquanto o indicador de resultado é formado pelas variáveis taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) e taxa de mortalidade por causas evitáveis em menores de um ano.
Grupos – Com a finalidade de resumir as informações do IPPI foram construídos seis grupos de municípios: Grupo 1 (muito baixo): engloba os municípios com no máximo 0,507 pontos no IPPI; Grupo 2 (baixo): composto pelos municípios que atingem valores acima de 0,507 até no máximo 0,611 no IPPI; Grupo 3 (médio baixo): composto pelos municípios que atingem valores acima de 0,611 e até no máximo 0,683 no IPPI; Grupo 4 (médio): engloba os municípios com valores acima de 0,683 e no máximo 0,738 no IPPI; Grupo 5 (alto): classifica os municípios com valores acima de 0,738 e de no máximo 0,813 no IPPI; Grupo 6 (muito alto): corresponde aos municípios com valores acima de 0,813 no IPPI.