Maioria não pagará contas em dia e deve pedir crédito

A BOA Vista Serviços (SCPC) divulgou pesquisa ontem, 29 de abril, que retrata o grau de inadimplência dos brasileiros. Cerca de 52% afirmaram que não conseguirão pagar as contas ou serão capazes de apenas quitar a metade dos compromissos financeiros. Conforme o levantamento, realizado com 600 brasileiros, 80% disseram que já fizeram revisão no orçamento familiar.

Para 56% dos entrevistados, deixar as contas em dia será possível, no máximo, por dois meses.

A Boa Vista também identificou que 49% dos entrevistados têm compra parcelada, como cartão de crédito, boleto ou carnê de loja e cheque pré-datado. Outros 27% disseram estar endividados por financiamentos ou empréstimos, como compra de veículos ou empréstimo pessoal/consignado.

Segundo a pesquisa, 59% têm perspectiva de que talvez precisem contratar crédito para pagar contas durante ou após a pandemia.

Pessimismo – O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 39,3 pontos em abril, para 58,2, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). É a maior redução mensal do índice e seu menor nível desde o início da série histórica do indicador, em 2001.

Segundo a FGV, o cenário para os próximos meses pode gerar novas surpresas negativas caso se mantenha o nível de incerteza elevada.