Longas filas no Cartório para regularizar título de eleitor

Terminou na quarta-feira (8) o prazo para regularizar o título de eleitor, documento que permite a participação nas eleições de outubro vindouro. Em Mairiporã, que contou com plantão no último final de semana e estendeu o horário de atendimento entre segunda e quarta-feira, foram atendidas 647 pessoas, que formaram longas filas à porta do Cartório Eleitoral.

O procedimento foi para quem solicitou a emissão do documento pela primeira vez, ou atualizou os dados cadastrais ou ainda pediu a transferência de domicílio eleitoral.

No último dia, na quarta-feira, cerca de 296 eleitores estiveram no Cartório local, que encerrou o expediente somente às 18h30. A regularização também ocorreu através da internet, no site do TSE, apenas para os eleitores cadastrados com biometria.

Eleitores que tiveram o título cancelado por ausência em três eleições sucessivas ou falta de pagamento de multas, também foram atendidos.

Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 12.709 eleitores de Mairiporã estavam com o título cancelado (11.947) e suspenso (762).

Irregular – Quem não procurou se acertar com a Justiça Eleitoral, além de não votar nas eleições deste ano, não poderá emitir passaporte ou carteira de identidade. A restrição não vale para quem reside no exterior.

A irregularidade do documento também impede eleitores de se inscrever em concursos e tomar posse em funções públicas.

O TSE deve divulgar até o final de junho, o número oficial de eleitores de cada município. (Juarez César/CJ – Foto: Correio Imagem)