Levantamento aponta composição de 2009/2012 como a melhor da Câmara

OS VEREADORES que tiveram assento na Câmara Municipal durante a 15ª Legislatura, que compreendeu o período entre 2009 e 2012, foram considerados os melhores dos últimos 16 anos, segundo levantamento realizado pelo Correio junto a 385 pessoas maiores de idade em quatro regiões da cidade. A enquete foi feita nas duas primeiras semanas deste mês e levou em conta as composições legislativas entre 1948 e 2016. A atual, com apenas dez meses, não fez parte do estudo.
Os que souberam responder representaram 75,2% do total de entrevistados, e a questão colocada foi ‘qual a melhor Câmara que a cidade já teve’.
O resultado, nos meios políticos, era mais ou menos esperado, pois a maioria das composições do parlamento municipal foi ruim. Com 62,1% das indicações a preferência recaiu sobre o período 2009/2012, quando a população era representada por 10 vereadores.
Ocupavam as cadeiras nessa oportunidade Valdecir Odorico Bueno (presidente), Eduardo Pereira dos Santos (presidente), Dayvid José Ribeiro Alves, Éssio Minozzi Júnior (suplente que assumiu a vaga de Glauco Costa, que se tornou secretário municipal logo na primeira semana), Júlio Ruiz, Marcio de Oliveira, Marco Antônio Santos, Osvaldo Loureiro Filho, Ricardo Vieira da Silva e Walid Ali Hamid (Aladim). Com pequenos períodos como suplentes, Francisco de Assis Alves de Souza e Marcos Pinto Barbosa.
O espírito combativo da maioria desses vereadores pesou na análise dos ouvidos pela reportagem. Segundo eles, foi a Câmara que melhor soube defender os interesses da população, ainda que não chegasse ao patamar desejado, mas o suficiente para se diferenciar das demais.
Também foram citados como pontos positivos, a devolução de recursos com valores nunca antes registrados, sob a presidência de Valdecir Bueno, assim como a instalação da TV Câmara, que transmite as sessões ao vivo.
Em segundo lugar, com 5,4%, ficou a composição da décima legislatura, conhecida como ‘Constituinte’, responsável pela elaboração da Lei Orgânica do Município, entre 1989/1992, durante o último governo do prefeito Luiz Salomão Chamma. Fizeram parte dela os vereadores Dermeval Augusto Ferreira da Silva (presidente), Oswaldo Pisaneschi (presidente), Ademar Valter Coimbra, Antônio Shigueyuki Aiacyda, Antônio Theodoro da Silva Filho, João Batista da Fonseca, José Roberto Porto, João Rodrigues da Cunha, Manoel Pinto Júnior, Mário Romeiro, Maurício Barban, Miguel Nagib Moussa, Olavo Baracat, Renato Gastão de Moraes Pinho, Walter Jabur e o suplente Antônio Cândido Ferreira.
As outras 14 legislaturas, juntas, somaram 7,5%, enquanto 24,8% não souberam ou não quiseram responder.