Justiça Eleitoral cancelou 11.152 títulos em Mairiporã

TOTAL DE ELEITORES FICOU 21,2% MENOR

NAS ELEIÇÕES municipais do ano passado, estavam aptos a votar na cidade cerca de 63.775 eleitos. Naquela oportunidade o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou os eleitores que não tinham efetivado o cadastramento biométrico que puderam participar do processo de escolha de prefeito e vereadores.

Eleição finda, 11.152 eleitores tiveram seus títulos cancelados e Mairiporã, segundo dados de abril último (mais recente) tem agora 52.623 eleitores considerados aptos. A queda foi de 21,2% na comparação entre os dois períodos.

Em 2022 haverá novamente eleição, mais ampla, para eleger presidente da República, governador do Estado, deputados federais e estaduais e senadores. Ainda é cedo para saber qual será o procedimento do órgão eleitoral superior, pois a pandemia ainda não permite atendimento presencial nos cartórios para a retomada da biometria.

De qualquer modo, o eleitor deveria consultar o site do TSE ou do TRE-SP para saber quais os problemas que acarretam, neste momento, a falta do título.

Legenda: O cancelamento de 21% dos títulos mexe com a expectativa de candidatos em 2022