O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) autorizou no início da semana, um reajuste nos juros do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Instituto Nacional do Seguro Social), a partir de janeiro do ano que vem.
A nova taxa anunciada será de 2,14% para empréstimo pessoal consignado e de 3,06% através do cartão de crédito. Até o final do mês os juros continuam em 1,80% e 2,7% respectivamente.
Segundo o CNPS, as altas em ambas as modalidades empréstimo (18,9%) e cartão de crédito (13,3%) atendem pedido dos bancos, após queda na taxa de juros durante a pandemia. Desde março do ano passado as taxas foram congeladas.
Uso – Segundo pesquisa feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o destino do empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS, dados relativos ao primeiro semestre de 2020, são: pagamento de dívidas (65%); pagamento de remédios e exames médicos (21%); reforma de imóvel (19%), pagamento de contas do dia a dia (17%) e compra de alimentos (12%). (Da Redação – Foto: Reprodução)