Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá comorou 90 anos

O INSTITUTO Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) comemorou no último dia 26 de setembro, 90 anos de fundação.

Nosso colaborador Ozório Mendes, que integra a diretoria como primeiro tesoureiro, esteve presente na solenidade que marcou a passagem da data, e fez um breve relato sobre o IGHP, órgão criado para preservar a história de Paranágua, cidade litorânea do Paraná.

O início – Foram fundadores do Instituto, Manoel Viana, Vicente Nascimento Junior, Hugo Pereira Corrêa, Zenon Pereira Leite Ari Santos, Luiz Torres, João Salvador dos Santos, Genaro Regis, Severo Canziani e Dario Nogueira dos Santos.

Hoje, a entidade tem uma sede própria, que faz parte do conjunto histórico do centro de Paranaguá. O prédio já foi uma Escola Humanitária, autorizada por D. Pedro II, cuja inauguração data de 1896. Depois foi um prédio dedicado às atividades de saúde. Graças ao empenho do Dr. Joaquim Tramujas, enquanto presidente do IHGP e prefeito de Paranaguá, o prédio foi transferido do Estado ao IHGP.

Inúmeras diretorias passaram pelo IHGP, merecedores da gratidão daqueles que deram sequência ao trabalho, o que torna ainda mais memorável a comemoração dos 90 anos.

O Instituto, além de preservar a memória dos parnanguaras, investiga a história, a geografia, o folclore, as tradições do litoral paranaense e promove o intercâmbio cultural com instituições congêneres nacionais e estrangeiras.

Em sua sede há um acervo riquíssimo em livros, telas e peças doadas por moradores, que compõem uma biblioteca, uma pinacoteca e um pequeno museu, diariamente visitado, e que faz parte do roteiro turístico da cidade. Cotidianamente ocorre o atendimento a alunos do ensino fundamental e de universitários.

Há ainda uma Praça Cívica denominada ‘Joaquim Tramujas’, onde existem monumentos históricos compreendendo o Pelourinho de Paranaguá e os Marcos Reais de Fundação da Vila de Paranaguá de 1646, bem como o Panteão com os restos mortais dos inesquecíveis poetas de Paranaguá, Júlia da Costa e Leôncio Correia.

Desde 2003 existe o Museu da Imagem e do Som – MIS, com a finalidade de preservar o acervo visual e auditivo da história do Paraná.

Segundo nosso colaborador, há muito o que ser contado sobre essa quase centenária instituição, e que certamente será motivo de outras publicações.

Legenda:

Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá na sede da entidade

Crédito:

Divulgação