Imunização com a segunda dose segue lenta em Mairiporã

 

Reportagem deste semanário, na última semana, alertava para a morosidade com que a segunda dose da vacina contra a Covid tem sido aplicada no município. E essa lentidão só aumenta com o passar dos dias.

De acordo com dados do Vacinômetro, divulgado diariamente pelo SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo do Estado, em Mairiporã 69.930 doses dessa carga foram aplicadas, que representam 67,4% da população. Já a primeira dose, com 80.965 pessoas imunizadas, representa 78,1% do total de habitantes.

Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Raphael de Souza, a Pasta tem realizado todas as ações para estimular as pessoas a completar o ciclo vacinal e, em seguida, tomar a terceira dose.

Os infectologistas recomendam aos fatosos que concluam o esquema vacinal para evitar casos graves de Covid-19.

E lembram que a importância da vacina é ainda maior por conta dos casos da variante Ômicron.

Outra questão que também preocupa é o ciclo incompleto, pois há pessoas que não tomaram nenhuma dose dos imunizantes oferecidos: Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

Se considerada a dose inicial, com referência ao total da população, mais de 11 mil pessoas ainda não retornaram aos postos de vacinação.

O secretário da Saúde também frisou que Mairiporã segue vacinando contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15 horas, e alguns dos postos funcionam nos finais de semana.

Dados – No total, 187.301 doses foram aplicadas em Mairiporã, desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado. Os imunizados com a dose extra (terceira) somam 33.909, e 2.497 optaram pela dose única. (Lúcia Helena/CJ)