Inscrições para o Enem 2021 começam em 30 de junho

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi publicado na quarta-feira (2) no Diário Oficial da União. As inscrições serão abertas dia 30 deste mês e vão até 14 de julho na Página do Participante.

Os que não conseguiram ficar isentos devem pagar taxa de R$ 85,00 (até 19 de julho) e os candidatos poderão escolher entre as versões impressa ou digital.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, serão oferecidas 101.100 vagas para o Enem Digital. Os exames serão realizados nos dias 21 e 28 de novembro para as versões impressa e digital e as provas serão iguais.

O Enem Digital vai oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência: prova superampliada e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Na prova do dia 21 de novembro serão 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e redação. Uma semana depois, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Prevenção – Será obrigatório o uso de máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. Além de usar álcool em gel na higienização das mãos.

Não seguir os protocolos de prevenção leva à eliminação do estudante.