OS PRINCIPAIS indicadores criminais recuaram em setembro em Mairiporã, sendo a segunda queda consecutiva. Conforme dados divulgados sexta-feira, 25, pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), em relação ao mês de agosto, o número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) voltou a zerar, depois de um único registro, em agosto. Se considerado os noves primeiros meses, foram 5 homicídios dolosos, a metade que foi foi registrado no mesmo período do ano passado.
Nos outros 11 indicadores, apenas quatro tiveram viés de alta: lesão corporal culposa por acidente de trânsito, que passou de 5 para 8 registros (+60%), roubo de veículos, subiu de 8 para 10 (+25%) e roubo de carga, que em agosto ‘zerou’ e em setembro teve uma ocorrência. Nos demais houve queda: furto de veiculos (-22,2%); furto em geral (-28,9%); roubo em geral (-44,4%); estupro (-25%) e homicídio doloso (-100%). As lesões corporais dolosas igualaram o número nos dois meses, com 26 ocorrências.
Períodos – Na comparação entre janeiro e setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, também houve redução da criminalidade no município. Apenas os furtos de veículos cresceram 10,19% (173 este ano e 157 em 2018) e as lesões corporais culposas por acidente de trânsito que aumentaram 9,8% (279 ante 254 no ano passado). v