Governo de São Paulo abre parcelamento de IPVA atrasado

DESDE o último dia 23 o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado pode ser parcelado em até 10 vezes, no boleto. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP), responsável pela cobrança dos tributos estaduais inscritos em dívida ativa, abriu a possibilidade para a população parcelar. Medida não vale para o imposto 2020.

Vale lembrar que 50% dos valores arrecadados vão para o município em que a placa do veículo está cadastrada. “É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo”, informa a nota da PGE.

A estimativa é realizar 600 mil acordos entre os débitos de 2018 e 2019 e os IPVAs anteriores que já haviam sido parcelados. Pretende-se receber o valor de R$ 400 milhões. Em 2019, foram realizados 103.787 parcelamentos, num total de R$ 162 milhões no Estado.

Qualquer cidadão pode realizar este parcelamento, mesmo que não seja o titular do veículo. Após consultar os débitos no site da PGE/SP com o número do documento do veículo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal de Dívida Ativa (clique aqui).

Os boletos são emitidos pelo site e o pagamento pelo código de barras poderá ser feito nas agências bancárias ou lotéricas. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa possui uma área com os manuais de parcelamento e de IPVA, além de um canal de atendimento à população.