Os números relativos ao mês de março, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), revelam que a criminalidad em Mairiporã, no último mês, cresceu 73,5%. As ocorrências passaram de 294 para 400.
Mais um homicídio foi registrado, que elevou o total no primeiro trimestre para 6, porém os maiores aumentos na comparação entre os três primeiros meses deste ano com os do ano passado, repetem prática que se observa no município há muitos anos: furtos e roubos em geral e de veículos.
Com 56 casos, os crimes contra o patrimônio, como os roubos e furtos de rua, que são praticados contra transeuntes, em coletivo e de aparelho celular, cresceram 60,7% na comparação com março de 2021, quando as ocorrências somaram 34 casos.
Os roubos de veículos também aumentaram, passando de 22 no trimestre do ano passado, para 24, em 2022. Nos roubos de carga o índice se manteve, com 6 registros em cada um dos períodos analisados.
Com viés de queda aparecem lesão corporal dolosa (de 82 para 79), Lesão corporal culposa por acidente de trânsito (de 18 para 10), porém os casos de estupro aumentaram de 8 para 10, a maioria cometidos contra pessoas vulneráveis, que não tem condição de se defender.
Os dados divulgados se baseiam em registros de ocorrência feitos pela delegacia civil de Mairiporã e do 1º Distrito Policial de Terra Preta. (Da Reportagem – Foto: Divulgação)